lugares e sensações

segunda-feira, abril 30, 2007

Big Horn Mountains- Estados Unidos da América

Lugares interessantes e desconhecidos, por isso sem turistas

Buffalo Wyoming é uma pequena cidade visitável em 1h, ou seja, já está vista. Assim após lanchar resolvemos ir dar uma volta pelas redondezas. Nas redondezas ficam as Big Horn Mountains. A estrada seria o nosso caminho do dia seguinte, mas, nas montanhas há sempre algo a ver com mais pormenor. O caminho tem informações geológicas interessantes. Algumas rochas são das mais antigas da terra e outras são dolomites. A cerca de meia hora da cidade saímos da estrada principal e fomos surpreendidos logo na primeira curva por um veado que quase nos matou de susto ao atravessar a estrada sem olhar... para nós. Mais à frente a vista fazia lembrar uma savana com veados a pastar descansadamente.

Big Horn Mountains

Ao voltar ao hotel ao fim da tarde, mais uns transeuntes incautos, uma perdiz (parecia) com uma fila de filhotes atravessava a estrada.
No dia seguinte seguimos novamente a estrada. As rochas que bordam a estrada contam-nos a história da terra.

Big Horn Mountains

Tensleep Canyon, Big Horn Mountains

Após deixarmos as Big Horn atravessando o Tensleep Canyon e sem horário marcado fomos à procura de um lugar denominado Castle Garden. As informações não eram muitas e perdemo-nos. A região é extremamente rica em minérios e nós fomos dar a uma com mineral verde cujo nome desconheço. O aspecto da zona era desolador. Parecia um cenário de Mad Max.
Não desistimos, afinal só não tínhamos perdido uma placa...

Castle Garden

Castle Garden

Castel Garden

Mil folhas, versão Castel Garden

Valeu a pena. As rochas erodidas lembravam casas de gnomos.
Então, e porque não ver o Canyon de Big Horn. Bem, nunca estivemos tão perto... e lá fomos.

Big Horn

Big Horn Canyon

Big Horn Canyon

A curva de um rio

O lugar é isolado, as aves de rapina fazem os seus ninhos nas escarpas e planam no ar à procura de presas. Por vezes há ursos por isso é preciso estar atento. A água verde contrasta com a terra seca e vermelha das escarpas. Na mesma área existe uma reserva de cavalos selvagens. Tão selvagens que só um de nós os consegui ver...e não fui eu.

Big Horn Canyon, reserva de cavalos selvagens

Reserva de cavalos selvagens, Big Horn Canyon

Ao fim da tarde e depois de andar ao sabor do improviso fomos dormir a Cody.

Etiquetas: , , ,

domingo, abril 29, 2007

Ria de Aveiro, Torreira e S. Jacinto

A Ria vista de longe é serena e bela. Quando nos aproximamos a beleza desmorona-se entre os imensos sacos plásticos, latas de refrigerantes, papel higiénico, etc.

Consegui um lugar sem sacos plásticos...

Será que os visitantes pensam ir lá uma única vez e de forma egoísta deixam o seu retrato no lixo que espalham? Será que acham que outros devem limpar o seu lixo, ou estão a pensar pedir um subsidio à união europeia para mandar fazer a limpeza?

A imagem é linda mas o cheiro é de uma ETAR

Chorões na Ria

A natureza morta...

A natureza viva da Ria

Os barcos da Ria, coloridos e esguios, lembram os de Veneza e podem ainda ser observados na pesca ou nas amarrações.

Porque não manter este lugar limpo?

Amarração de barcos

As cores que alegram a Ria

A volta da faina

Fé e futebol...

A Reserva Natural de S. Jacinto está aberta só nos dias em que temos de trabalhar. A única vez que consegui fazer o percurso foi há já alguns anos. Nem o centro de interpretação estava aberto. Se conhecer a natureza é o caminho para a respeitar esta não é a solução. O mais estranho é fui o visitante nº2 da página da net da Reserva. Foi feita hoje ou ninguém a conhece?

Etiquetas: , ,

sábado, abril 28, 2007

Devils Tower-Torre do Diabo

Estados Unidos da América

Há já muitos anos um filme trouxe até nós a imagem de uma montanha imponente sobre a qual passavam naves espaciais e onde Aliens comunicavam com os humanos, em inglês naturalmente...

Devils Tower vista de longe

The Devils Tower não tem luzes do cinema sobre si mas a sua imponência impressiona mesmo sem naves espaciais.

A torre parece crescer quando nos aproximamos

A origem geológica da torre é controversa, provavelmente será lava endurecida que pela erosão terá ficado exposta.

Um dia a Torre também desaparecerá pela erosão

O fascínio de subir às coisas altas

Desde há muito este lugar é sagrado para para algumas tribos índias e pequenos panos coloridos das preces ainda podem ser vistos presos às árvores.

Um coelho fascinado pelo lugar até ficou de olhos vermelhos

Etiquetas: , ,

sexta-feira, abril 27, 2007

Historic O'Keefe Ranch


Rancho histórico do oeste canadiano

Na Europa quando pensamos em lugares históricos a nossa mente voa até à idade média e chega à pré-história.
Um dos edifícios históricos do rancho

No Canadá os lugares históricos são a casa da avó ou algo com idade semelhante.

Igreja do Rancho

O rancho
O'Keefe Ranch é um lugar simpático do tempo dos primeiros colonos. Uma curiosidade do local, além das construções , são os animais onde se destaca uma cabra (?) de quatro cornos com péssimo feitio.

Etiquetas: , ,

Yoho National Park, Canadá
Burgess Shale

Yoho significa algo como maravilhoso ou admirável.
As cascatas de Takakkaw são altíssimas e o lugar é calmo e fresco mesmo no Verão. Bem, quando lá estive passeava por lá um grupo de coelhinhas playboy ou sucedâneas vestidas a rigor, não sei como aguentavam a frescura do lugar. A vida é dura para todos...


Cascata de Takakkaw

Rio Yoho

Um pouco mais adiante, já com alguns turistas surge-nos o Emerald Lake, a sua cor verde e calma é sedutora. Á volta do lago a frequência dos ursos obriga a alguns cuidados. Um passeio no lago, de barco, é mais seguro, mas leve capa de chuva se houver nuvens. O risco de ficar molhado no meio do lago é grande, posso garantir...

Emerald Lake, Burgess Shale em cima à direita

A importância deste lugar não é devida no entanto à cor do lago. Num dos lados deste lago, quase no pico de uma montanha, fica um lugar que guarda uma parte da história da Terra, Burgess Shale. Durante o Período Câmbrico este lugar estava submerso e era rico em trilobites. Hoje mantém fossilizados testemunhos da riqueza de vida desse Período é por isso Património Mundial.

Ponte natural, uma curiosidade do Parque Yoho

Em Portugal, sem ser no entanto Património Mundial, há um lugar onde podemos ver trilobites gigantes. Trata-se de Canelas, no concelho de Arouca. Um empresário teve a feliz ideia de criar um pequeno museu onde se explica como era a área durante o Período Câmbrico e se podem ver trilobites e outros fósseis. A não perder.

Trilobite de Canelas, Arouca

Etiquetas: , , ,

quarta-feira, abril 25, 2007

Banff National Park, Canadá

Lake Louise seria um bonito lago não fosse um monstruoso hotel de luxo que lhe construíram em frente há já muitos anos. Neste momento é considerado hotel histórico. Imagine-se Trafalgar Square com uma reserva de leões no meio. Isto deve ser o que os ursos e companhia pensam do tal hotel.

Lake Louise

As excursões de camioneta também não ajudam muito ao aspecto do lugar.
Nem sei como consegui tirar fotografias apenas com duas pessoas...foi difícil.

Lake Moraine

Lake Moraine e a sua cadeia de picos altos

Fora da invasão turística fica o lago Moraine. Apenas alguns chalés se encontram perto do lago.
Sublime na suas águas calmas espelha os dez picos que o limitam. Aqui são mais raras as pessoas e os avisos do parque são elucidativos: caminhar apenas em grupo de 6, juntos, mesmo a cavalo nunca ir em grupos inferiores a 4, manter distâncias mínimas. Os ursos aqui não são de peluche...

Naquela manhã uma turista tinha sido apanhada entre mãe e cria ali perto. O resultado foi desastroso...

Etiquetas: , , ,

terça-feira, abril 24, 2007

Ainda bem que houve Abril!

A liberdade de pensar é sentida como tão natural que nem nos questionamos de como seria a sua ausência.

Os regimes ditatoriais, de esquerda ou de direita, são iguais na sua afronta aos direitos mais básicos do ser humano, pensar e escolher, mesmo que a escolha possa vir a revelar-se não ser a mais correcta. É o caminho com erros que nos leva aos lugares certos e as nações a evoluir.

A liberdade e o direito de escolha, personalizados na democracia (o menos mau dos regimes) são um privilégio e apesar dos erros cometidos o maior deles seria não ter feito nada. Ainda bem que houve Abril!

Etiquetas: , ,

Icefields Parkway
Banff National Park
Canadá

A melhor imagem que se consegue dar das montanhas rochosas do Canadá é que são a Suíça vista com lente zoom. É tudo enorme e a acrescentar tem uma fauna interessante e perigosa...

É tudo enorme- vale glaciar onde passa a estrada dos campos de gelo

O lago Peyto é do meu ponto de vista um dos mais bonitos. Longe do turismo empacotado do Lake Louise, pintado de azul/verde as fotografias não lhe fazem justiça.

Peyto Lake

Um dos bichinhos mais vistos em Banff é o esquilo. Por vezes os turistas desrespeitando as leis dos parques dão-lhe comida condenando-os por isso à morte (eles deixam de procurar comida).

Esquilo pedinchão- tipo arrumador de carros...

Quando se trata de ursos que se habituam a comida humana por descuido e incumprimento dos regulamentos as consequências são bastante piores. O urso procura comida junto das pessoas, ataca-as se necessário, o que pode resultar na morte das mesmas e morte dos ursos pelos guardas do parque.

Etiquetas: , , ,

segunda-feira, abril 23, 2007

Icefield parkway- Canadá
Estrada dos campos de gelo

Uma estrada sem bombas de gasolina onde a água impera nos seus diferentes estados físicos.

Nevoeiro que se levanta

Cerca de 8, 8 km depois de passar o glaciar de Athabasca no sentido norte sul resolvemos ir ver um glaciar seguindo o Parker Ridge Trail (5,2Km) cuja vista era espectacular para o Saskatchewan Glacier. Começamos a subir e cerca uma hora e pouco depois, a capa de chuva a escorrer água e a camisola molhada de suor chegamos ao cimo.

O inicio da magia

Foi a desilusão, o nevoeiro não permitia ver mais do que 50 metros. Então lentamente o nevoeiro foi levantando como por magia e o vale glaciar deixou-se observar. Primeiro o rio, depois o lago e o glaciar que o alimenta.

O nascimento de um rio

Vista do glaciar

Podemos voltar ...

Uma visão sublime- Saskatchewan Glacier

Um presente da natureza depois do esforço. Valeu a pena.

Etiquetas: , ,

domingo, abril 22, 2007

Lago maligno/Lake Maligne- Jasper National Park
Ilha do Espírito

O lago maligno é o maior lago das montanhas rochosas do Canadá. Um barco leva-nos às zonas mais escondidas do lago como esta ilha conhecida por ilha do espírito. O nome dizem que foi inventado pelo fotografo que a imortalizou (e foi prémio de fotografia) mas de facto ela representa o espírito sereno do lugar.

Lake Maligne e Ilha do Espírito

Ao longo da estrada do Parque Nacional de Jasper podem ver-se ursos pretos, veados e outros animais, incluindo os calçados e com máquinas fotográficas que andam em manadas...

Veado desconfiado... dos humanos

Animais pastando e vendo pastar...

Etiquetas: , ,