lugares e sensações

domingo, junho 12, 2011


Gruta de Magura
Bulgária
A história começa sempre por era uma vez há muito, muito tempo e aqui foi há realmente muito tempo. Fica perto dos rochedos de Belogradchik e foi a causa do atraso para o almoço..
A gruta ficava convenientemente localizada no caminho da migração do homem no epipaleolítico até ao ocidente.
Um dos braços da gruta tem pinturas rupestres onde se destacam as figuras de bailarinos- eram divertidos estes antepassados dos búlgaros, ou mesmo nossos, quem sabe...se num dia de Inverno antes de migrarem até cá não pintaram a parede já que não tinham mantas,...
Infelizmente ou felizmente não se pode, ou nós não podemos, ver as gravuras, mas não deixou de ser sui generis a nossa visita.
Se em Perama só falavam grego aqui havia apenas um guia para estrangeiros, tinha sido emigrante e mal arranhava inglês. Os nossos acompanhantes eram chineses e só um percebia inglês e traduzia para os outros,...Cada vez que lhe traduziam uma frase marcavam a estupefação com um ah! oh! tipo americano. Foi uma visita dupla, a uma gruta importante no desenvolvimento humano e ao conhecimento aprofundado de uma molhada de chineses delirantes.

Entrada da Gruta de Magura, que geologicamente já foi leito de rio.

Etiquetas: ,