Pode ter sido azar
Three Rivers/ Sequoias and Kings Canyon National Park
Já passava das 21 horas quando encontramos um restaurante, o primeiro não mexicano, em Three Rivers. A maioria já tinha jantado.
A fome e o cansaço suficientes para comer qualquer coisa antes de dormir. A ementa era simples pasta ou pizza. Optamos por esparguete com almôndegas. O resultado superou as nossas expectativas no pior dos sentidos. A massa era o habitual, porém as almôndegas, meat balls, eram algo entre um disco voador e uma bola de râguebi com sabor a comida mexicana. Incomestíveis, apesar de todos gostarem de massa. Retiramos aquela mistela para o lado e comemos o esparguete misturado com água e Coca-Cola…A outra opção era ir para a cama com fome.
O almoço no parque nacional foi comida típica destas bandas…só se cozinha depois das 17 horas… Portanto saladas e sandes.
Crystal Cave- uma das muitas grutas do parque- a única aberta ao públicoCrystal Cave O jantar seguinte, acredite-se ou não:
-A esta hora só pizza – informa a solícita empregada de mesa.
Pedimos a maior com medo que talvez não chegasse. Resultado: Pedimos uma caixa no fim para trazer o resto, mais de metade, por vergonha de a deixar em cima da mesa. O destino foi o caixote de lixo mais próximo. Assim escapamos à pergunta incómoda, se não gostávamos da comida.
Crystal Cave- uma gruta de mármore, resultante da alta pressão e temperatura a que foi sujeito o calcário Se a comida era miserável o parque não é. A 7000 pés, cerca de 2100 metros, de altitude ao contrário do que aprendi na escola a vegetação não é rasteira.
O fogo renova a floresta Só ao longe se consegue abarcar a grandeza da árvore O maior ser vivo conhecido, uma sequoia O gigante e o humano A cria à procura da mãe
Este é o habitat de árvores gigantescas que desafiam o tempo e as condições climáticas. Algumas com mais de mil anos permanecem de pé e como árvores morrem de pé. O fogo que por vezes ocorre pelos raios da trovoada renova a floresta e permite o nascimento de mais sequóias ao queimar as pinhas.
Só a comparação com o ser humano permite ver o tamanho das gigantes O senado vegetal A raíz Mesmo após a morte da árvore a madeira de
sequóia é muito resistente aos fungos devido ao facto de não ter resina. Assim encontram-se árvores mortas há muito tempo em perfeitas condições.
Sequoia morta, fonte de nova vida Materiais de construção...
Imponentes e admiráveis são termos que não conseguem descrever estas árvores mas são as únicas que encontro. Porém o parque não é só sequóias. Em menos de 12 horas vi três ursos negros, um dos quais era uma pequena cria. Saímos dali antes de ver a mãe, o encontro provavelmente não seria agradável… Esquilos, veados, e outros animais tem aqui residência habitual. Dispersas pelo parque há imensas grutas, porém apenas uma está aberta ao publico- Crystal Cave. O número de visitantes é limitado. O CO2 destroí o que a natureza levou milhares de anos a construir. A gruta apresenta formações em mármore resultantes da pressão e temperatura a que o calcário foi sujeito aquando da sua formação.
Um abrigo de gerações dentro duma sequóia Nos prados da montanha, a vida fervilha, a presa vigia o predador A linha do horizonte - a partir de Moro Rock, um monolito de granito As estruturas hoteleiras não são tão boas como noutros parques talvez por isso haja menos turismo por estas bandas, o que torna o lugar ainda melhor.
Etiquetas: Cristal Cave, Sequoia National Park, USA