lugares e sensações

sábado, janeiro 31, 2009

Aurland e Flam
Flamsbana- 20km numa viagem diferente


Quando acordamos de manhã o tempo era cinzento, as nuvens quase tocavam a água do fiorde.
Em Agosto o comboio de Flam está muitas vezes esgotado por isso, e porque a luz é melhor de manhã tentamos fazer a viagem cedo. Foi por um triz que tivemos bilhetes. Os russos e japoneses andam por aqui aos magotes.
O comboio de Flam percorre uma linha construída no inicio do século XX ao longo do vale de Flam. Por ser muito íngreme a parte final foi construída em espiral dentro da montanha.
Ao longo da viagem múltiplas cascatas enfeitam o vale. A mais impressionante delas tem direito a paragem do comboio. Os turistas saem do comboio, tiram fotografias e desfrutam a paisagem e música magnificas. No meio da neblina das gotículas de água que nascem da fúria da cascata uma bailarina dança entre o estrondo da água e a melodia da música, inolvidável.
A próxima e última paragem é Myrdal. Pode voltar-se de comboio ou a pé.

Vista do quarto sobre o fiorde de manhã- Aurland Kjosfossen
A bailarina de Kjosfossen entre o nevoeiro
Flamsbana em Myrdal
A viagem de comboio terminou a volta a Flam será a pé-20km a descer.

Etiquetas: , , ,

sexta-feira, janeiro 30, 2009

De Geiranger a Aurland-3
Igreja de Borgund, Norway
Nove séculos de história


A pequena igreja de Borgund foi construída por volta do ano 1200 em madeira -stavkirke-, e ainda se mantém de pé e sem remodelação. Por fora parece uma construção de conto de fadas de tão pequena que é. Os telhados inclinados permitem o deslizar da neve e as cabeças de dragão e as inscrições rúnicas lembram-nos a mitologia do norte da Europa. É a stavkirke, mais bem preservada da Noruega. Foi modelo para a construção de outras igrejas mas actualmente é apenas um museu. A sua vizinha maior e provavelmente mais segura substitui-a nas funções do culto.
Borgund stavkirke- uma preciosidade Borgund stavkirke- madeira escurecida em consequência de fogo ateado por uma mulher perturbadaIgreja nova de Borgund
O dia está a terminar e o melhor caminho é o mais rápido, portanto seguimos pelo túnel de Laerdal, 24,5km sem ver luz do dia, apenas néon colorido, etéreo...

Etiquetas: , ,

terça-feira, janeiro 27, 2009

Geiranger a Aurland-2

A estrada nacional 5 percorre um vale de glaciares, ramos do maior glaciar da Europa continental, o Jostedalsbreen. Alguns destes glaciares quase tocam a estrada enquanto derretem em pequenos lagos verdes.
Bøyabreen
Bøyabreen - o gelo
Bøyabreen -o degelo
Brevatnet
Bøyabreen e Brevatnet
O vale perto de Jostedalsbreen

Etiquetas: , ,

quinta-feira, janeiro 22, 2009

Geiranger a Aurland -359km- 1

O destino é Aurland, fica a 359Km se incluirmos todos os desvios que queremos fazer. Seguimos de Geiranger na direcção do Dalsnibba tomando então a estrada para o vale de Stryn. Após passarmos um túnel deparamos com uma paisagem de quadro romântico. E, quando paramos para admirarmos a paisagem um grupo de norueguesas aborda-nos e tenta viajar connosco. Nem mais, um grupo de ovelhas tenta a todo custo entrar no carro. Afinal estava frio...e foi difícil afasta-las, até pela janela queriam entrar.

Loen é a paragem seguinte, uma pequena povoação com uma igreja branca construida numa das poucas áreas planas destas bandas. Mais à frente em Olden tomamos a direcção de Briksdalbreen.
A estrada segue ao longo de um vale glaciar com lagos verdes que reflectem as montanhas com os seus picos nevados. No fim do vale, deixamos o carro, almoçamos e depois seguimos a pé até à base do glaciar- Briksdalbreen. Já perto do glaciar as pedras rolantes das encostas tornam o local perigoso e um aviso proíbe a passagem. Mas algo familiar para mediterrânicos acontece, -ninguém respeita a placa e todos caminham até ao glaciar. Também aqui existe o risco real de pedaços de gelo se desprenderem e atingirem alguém. Ninguém parece importar-se ...
Perto do gelo as pessoas parecem formigas à beira do açúcar.
Depois é voltar, sempre a descer,.. entrar no carro e continuar viagem pela estrada dos glaciares, que não sendo tão grande como nas Montanhas Rochosas é contudo muito bonita.


Vale Stryn, as nuvens sobre o valeAs amistosas norueguesas que queriam viajar...

Loen

O vale que nos leva a Briksdalbreen

Vista do parque de estacionamento
Caminhada até ao glaciar
As molhadelas pelo caminho
Seguro é vê-lo daqui, mas quem a tentação é grande...
Está por sua conta se quiser seguir...
Vista a partir do glaciar
Hora de voltar
As cascatas de gelo no vale O adeus a Briksdal

Etiquetas: , ,