lugares e sensações

quinta-feira, maio 07, 2009

Parque Natural de Somiedo, Espanha
Estrada de San Emiliano a Teverga



A estrada passa num planalto, junto a San Emiliano, que quase rasa os picos nevados e o sol do entardecer muda as cores com o toque de Midas, a paisagem não parece real.
Depois a noite vai descendo e quando passamos no desfiladeiro sentimos apenas que há duas paredes verticais muito próximas e negras.
Voltamos no dia seguinte para o ver sob a luz da manhã e de facto as suas paredes verticais confirmaram a impressão que tivemos na nossa passagem nocturna. As paredes de granito definem um estreito desfiladeiro de granito onde pouco mais cabe que a estrada e um pequeno rio. No fim do desfiladeiro alguns percursos a pé entre os bosques ou a visita de grutas com gravuras rupestres no meio da montanha são algumas das opções para passar a manhã.
Fundamental é também a visita ao Museu da Pré-Historia de Teverga. A guia leva-nos ao longo de um passeio por algumas das grutas da Europa, conta-nos como foram executadas, o que representavam para os nossos antepassados, a gramática dos símbolos, usada em grutas distantes umas das outras, num tempo sem net nem telefone, etc.
Ao voltar para casa um desvio a Léon para passar na terra do avô de Afonso Henriques, e uma vez mais ver os magníficos vitrais da Catedral e o Museu da Igreja de San Isidoro, uma verdadeira pérola do românico que as invasões francesas quase destruíram.
Estrada de San Emiliano

Saída do desfiladeiro de Teverga

Percursos para fazer a pé
Aqui a moda são banheiras bebedouro

As árvores aguardam a Primavera

Desfiladeiro de Teverga

Etiquetas: , ,