lugares e sensações

sábado, abril 25, 2009

Parque Natural de Somiedo, Astúrias, Espanha

Percurso dos lagos

Uma boa forma de iniciar a visita do parque é visitando o centro de interpretação. Além de ficarmos a conhecer melhor o parque na exposição permanente, podemos ficar a saber quais os melhores percursos para o tempo disponível.

No fim do Inverno, inicio Primavera a neve dificulta ou impossibilita mesmos alguns percursos.

Chegamos ao fim da tarde ao parque e entramos pelo Puerto na fronteira entre Castela e Leon com as Astúrias. A neve tinha em alguns locais mais de um metro de altura. Pola de Somiedo é uma pequena cidade no fundo de um vale, fresca,... nesta altura do ano mas, sem neve.

Pela manhã fomos fazer o primeiro percurso, o dos lagos. A primeira parte pode ser feita de carro, depois o caminho tem que ser feito a pé. Deixamos o carro na última aldeia e seguimos um percurso de cerca de hora e meia a pé para cada lado.

À medida que se sobe a neve começa a aparecer até cobrir tudo. Por vezes o gelo dificulta o andar dando azo a escorregadelas. A paisagem é deslumbrante neste vale glaciar e no fim do caminho, um circo glaciar diz-nos que cumprimos o objectivo. O lago ainda está gelado e alguns corajosos/inconscientes passeiam sobre o gelo. Escolhemos um lugar abrigado para o "almoço" enquanto o vento gelado descia a encosta exactamente na nossa direcção...



Aldeia vizinha de Pola de Somiedo
A caminho dos lagos
Apesar do alcatrão só se pode seguir a pé
O caminho para os lagos, inicio
Inicio de neve e gelo
A cancelaVerificando a temperatura da neve,...
E ainda falta muito...
Quando o longe parece perto
Andar aquece
A escala humana
Mais uma subida

Onde está o humano?O lago gelado
Passeando na ilha do lago gelado
A prova da chegada
Avisos ao intrépidos
Voltando


Vale glaciar

Etiquetas: , , ,