lugares e sensações

domingo, abril 05, 2009

De Tamegroute a Zagora

Tamegroute é uma pequena aldeia do Vale do Draa que vive da cerâmica, porém já no século XI esta aldeia era um centro religioso e há cerca de 400 anos já possuía uma das melhores colecções de manuscritos de África. Temas que vão desde a medicina, astronomia, matemática, e, naturalmente religião, estão arrumados em prateleiras alguns dos quais abertos, os outros só podem ser lidos com autorização superior.

Algumas ruas em Tamegroute são cobertas protegendo os caminhantes do sol do verão.

Tamegroute
O pior da aldeia são os guias improvisados que nos tentam seguir e quando não conseguem mandam os filhos que na hora da escola andam descalços na rua, ao contrário do vimos noutras aldeias onde centenas de crianças frequentam as escolas. Em Zagora a saída da escola é um mar de crianças, meninos e meninas que são o futuro de Marrocos.



Rua em TamegrouteVale do Draa

O pastor e as suas ovelhas

Um pasto no deserto


Oásis do DraaÁgua no desertoAldeia e montanhas do Vale do Draa

Mesmo em Dezembro o Draa está quase seco, e, apesar disso ao Domingo parece ser a lavandaria nacional, dezenas de mulheres lavam roupa na sua água.





A pé, de bicicleta ou de camelo,...Cáfila

Nesta estrada dois miúdos de cerca de 6, 7 anos tentavam parar os carros para pedir euros. Paramos e demos-lhe dois pequenos peixes coloridos de brincar e vimos os mais belos sorrisos de Marrocos em duas caras morenas de olhos grandes vibrando de felicidade por causa de dois pequenos brinquedos, ao contrário de muitas crianças ditas ocidentais.

Etiquetas: ,