lugares e sensações

quarta-feira, maio 25, 2011


Vergina, Grécia
Uma viagem de mais de 2000 anos
Ninguém sabe onde está o túmulo de Alexandre o Grande e muitos são os locais onde dizem poder estar.
Criou um Império tão grande que ia dos Balcãs à Índia.
Mas o seu pai, Filipe II da Macedónia, foi quem lhe proporcionou as bases que lhe permitiram a construção do Império.
E, se não podemos encontrar o túmulo de Alexandre podemos encontrar o do pai. Virgina fica perto de Tessalónica no norte da Grécia. Vem com 3 estrelas no guia Michelin mas nada nos prepara para o que veremos em Virgina.
Uma coisa é vermos um museu com tesouros catalogados outra é entrarmos no lugar, sentirmos a magia de uma viagem no tempo, o impacto que deve ter tido o arqueólogo quando se deparou perante o tesouro.
É património mundial, não se pode tirar fotografias, mas a net está cheia delas.
Imaginem uma mamoa gigante com os túmulos lá em baixo com as sua colunas, os seus frescos, as suas histórias de vida e de mitologia e o seus tesouros. Num museu qualquer eram apenas ouro com história, aqui tem um "brilho" diferente.
Segundo os dados oficiais da Unesco este é o túmulo de Filipe II da Macedónia, o rei inteligente e diplomata que preparou Alexandre o Grande e que dizem ter sido envenenado por uma das suas mulheres, a mãe de Alexandre.
Segundo alguns historiadores trata-se do túmulo de familiares directos de Filipe mas não do próprio, de qualquer forma um lugar que Alexandre terá preparado para aqueles que o precederam.
Um lugar imperdível, quer se goste de historia ou não.

Etiquetas: , ,