Trancoso, Portugal
Lugares com história
Trancoso tem uma história que remonta a 1900 AC. Por lá passaram os cartagineses, romanos e árabes. Em 1160 o castelo foi definitivamente conquistado aos mouros por Afonso Henriques.
Em 1282 o castelo foi o local escolhido por D. Dinis para receber Isabel de Aragão por esposa. A boda durou sessenta dias- se fosse hoje a licença era mais curta...
O rei trovador foi impulsionador da língua portuguesa e fundador da primeira universidade portuguesa. Estava lançada a primeira pedra para a sociedade do conhecimento.
Quanto à rainha foi amada pelo seu povo e ainda hoje é conhecida como Rainha Santa.
Os portugueses que acreditam que de Espanha nem bom vento nem bom casamento não a vêm como espanhola, mas como verdadeiramente portuguesa.
Nas lutas familiares entre o rei e o filho desempenhou um papel conciliador evitando confrontos que não se limitavam à família.
Entre a História e Lenda há o regaço e o avental. Quando o rei suspeitou que a rainha ia alimentar os pobres com o dinheiro da coroa, questionou-a sobre o que levava no regaço. A resposta, abrindo o avental, são rosas senhor, são rosas, foi a de uma mulher optimista. Hoje quando o governo pergunta aos portugueses que levais no regaço? A resposta é espinhos senhor espinhos...e já nem há avental!
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home