lugares e sensações

quarta-feira, março 04, 2009

Marrackech, Marrocos
Os monumentos 1

O minarete da Koutoubia eleva-se sobre a zona histórica de Marrackech e dos jardins circundantes. Foi construído no século XII e conta uma lenda que já foi coberto de ouro. Mesmo sem ouro é bonito sobre o sol de Dezembro. Foi o modelo do minarete de Sevilha.
Ao contrário da Turquia, do Monte do Templo em Jerusalém, etc, onde podemos entrar desde que respeitemos as regras de comportamento e de vestuário, aqui não podemos entrar nas mesquitas, apenas as podemos observar por fora. Mesmo espreitar por uma porta entreaberta pode ser considerado profanação de um lugar reservado aos crentes.

A cor e as sombras de Marrackech, entrada da Mesquita da Koutoubia

Porta de Bab Agnaou

Bab Agnaou é uma das portas da cidade e dá acesso ao kasbah. Foi construída no século XII e está ricamente decorada destoando, neste momento, de tudo o que a circunda pela sua beleza e grandiosidade.
Minarete no Kasbah


Saadian Tombs, são dois mausoléus construídos durante o reinado de Sultan Ahmed el Mansour que nos lembram a cor e a arquitectura do Alhambra. Foram selados por Moulay Ismail e ficaram fechados durante séculos ao lado da mesquita do kasbah até serem descobertos no inicio do século XX.

A entrada é feita por uma pequena porta perfeitamente disfarçada no meio das construções do kasbah.

Mas o melhor mesmo é caminhar como se soubesse para onde vai, se não arrisca-se a ter uma multidão de guias de ocasião...

Etiquetas: , ,