lugares e sensações

sexta-feira, fevereiro 13, 2009

De Bergen a Oslo, 483km



Há várias opções para a viajem.Nós optamos pela estrada nacional 7 que passa pelo planalto de Hardangervidda.

Depois de Eidfjord começa uma subida íngreme num vale e num túnel no ventre da montanha que segue em espiral até ao topo. É mais uma obra norueguesa para vencer os obstáculos naturais. Já no inicio do planalto fica a Vøringfossen, uma cascata que à luz do sol cria um arco íris colorido permanente. Esta é a cascata mais visitada da Noruega. Foi aqui que descobrimos que tínhamos que voltar a Eidfjord para meter gasolina porque a bomba seguinte ficava demasiado longe...



O planalto de Hardangervidda no Verão é uma sucessão de lagos, montanhas nevadas e prados com vegetação rasteira até onde a vista pode alcançar. A beleza agreste de um planalto nórdico está aqui. As pequenas elevações montanhosas são restos de montanhas maiores que a erosão minimizou. Um lugar para longos passeios que não podemos fazer, ficamo-nos pelo único restaurante da estrada com vista infinita...cujos únicos clientes falavam português com pronúncia brasileira.

Vøringfossen

Quando começamos a descer o planalto na direcção de Oslo há duas pequenas igrejas de madeira que merecem o desvio, a de Uvdal e a de Nore.

Museu ao ar livre da Stavechurch Uvdal
Stavechurch Uvdal Stavechurch Nore

Estamos a caminho de duas grandes cidades, as montanhas, fiordes, as fabulosas Lofoten, a imensa Lapónia e o mítico Cabo Norte ficaram para trás.

Etiquetas: , , ,