lugares e sensações

segunda-feira, setembro 15, 2008

Tromso, Norway
A porta do Árctico ou Paris do Norte

Tromso fica a 305 km de Alta por estradas e ferries numa paisagem de água e montanhas.
A cidade, a maior do Árctico, tem uma universidade- as noitadas devem ser longas...- ,o Instituto Polar Norueguês e uma Catedral- Catedral do Árctico.
Esta tem uma forma sóbria de linhas direitas triangular simulando um iceberg. Quando se entra fica-se com a noção que a igreja não tem paredes mas apenas vidro porque apenas estes ficam perpendiculares à nossa direcção do olhar. A luz é o elemento mais importante e tem entrada por por todos os lados. As paredes são apenas o suporte para a entrada da luz ou talvez não porque vista de outros ângulos as placas das paredes assemelham-se a placas de gelo lembrando que aqui é árctico.



Pela sua localização, a norte, a cidade foi escolhida por Roald Amundsen para preparar as suas expedições polares. A Northwest Passage e a expedição ao Polo Sul foram as duas expedições mais importantes deste explorador do Árctico cuja mãe desejava que tivesse sido médico; só deixou medicina após a sua morte seguindo então o seu sonho de explorador. Ainda hoje é dos poucos homens que estiveram nos dois pólos. Sendo que as condições técnicas não eram as mesmas de hoje. Compare-se o Fram, o barco de madeira de Amundsen com o Tara.
O museu polar e o Polaria são dois lugares a visitar, o primeiro mostra-nos documentos das diferentes expedições polares, o segundo é mais lúdico/educativo e é sobre a vida em Svalbard e fauna do Árctico.
No verão quando o sol há muito se pôs no sul da Europa aqui permanece dia. Seguindo o conselho do Guia Verde da Michelin saímos à noite de dia...e fomos até Sommaroy ver um dos mais belos pôr do Sol que já vi ...às 23horas.

Etiquetas: , ,