Isto é no deserto
Ao longe como numa miragem um lago, um lago no deserto. Um lago com alto grau de salinidade e alcalino, resultado não das chuvas mas da infiltração da água da montanha até `as camadas terrestres mais profundas e impermeáveis `a água. Assim a água vai deslizando entre as camadas de rochas até se acumular no lago Mono - Mono Lake.
As aves aproveitam a sombra no fim de tarde
Ao chegar ao lago a água rica em cálcio reage com os carbonatos do lago e leva à formação de Tufa, rochas frágeis de formas estranhas que lembram a Mulher de Lot, a figura bíblica que ficou transformada em pedra por ter olhado para trás. Se olharmos com atenção podemos ver a ascensão da água junto das margens a partir do fundo do lago.
Aqui, no meio do nada, as gaivotas vem fazer os seus ninhos e aves migratórias fazem escala no caminho para a América do Sul. Nas margens, milhões de moscas cobrem o chão, estão adaptadas a este ambiente alcalino. Alimentam-se de algas microscópicas nas margens do lago e por sua vez são a fonte de alimento de muitas aves. No centro do lago uma ilha um santuário de nidação para as aves. O acesso é proibido na Primavera para proteger os ninhos.
Este é um lugar incrivelmente rico em vida e habitats, um oásis no meio do deserto.
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home