lugares e sensações

sábado, setembro 01, 2007

Yosemite National Park, USA

O Vale:

Então por cá?

Isto é mesmo muito popular, mede-se a popularidade de um lugar pelo número de japoneses…
Encontramos trinta portugueses! Um recorde.
Apesar do número de turistas, Yosemite é um lugar imperdível. As muralhas de granito delimitando imponentes vales glaciares contam-nos uma história que ultrapassa o tempo da escala humana.
Conta uma lenda índia que os deuses criaram aqui os homens colocando estacas de madeira no fundo do vale. No dia seguinte surgiram os homens. É que antes dos europeus já os índios cá viviam e achavam o lugar maravilhoso.

A visão dum vale glaciar, Yosemite

No Verão as cascatas têm menos água ou estão secas e o calor é intenso. Andar pode ser um desafio à capacidade física por isso é sempre importante ter água, muita água, connosco. A desidratação é um risco sério a 40ºC ou mais.
Se as cascatas do vale estão secas então o melhor é procurar as que ainda não estão.

O véu de noiva, uma das cascatas do vale
O véu de noiva, não passa de uns pingos de água
As cascatas do vale, secaram mais cedo este ano, será do aquecimento global?
Em fila, isto parece a peregrinação a chegar a Fátima, mochilas carregadas com água, suor a escorrer testa a baixo, mais de 40ºC, poeira no ar devido ao número de caminhantes, sempre a subir, poucas sombras, o destino é Vernal Falls. Vernal Falls- vista a partir da base (base dos japoneses)
Esta é a melhor vista para os japoneses

Dito assim parece mais uma promessa ou expiação. Mas o ar feliz de quem caminha não deixa dúvidas, caminhar deve realmente libertar endorfinas, não há choros nem desmaios…
Chegamos á base da cascata, uma ponte atravessa o rio, … e continuamos. O objectivo era chegar aqui, mas a paisagem convida e as pernas ainda estão bem.

Isto não é uma peregrinação!

Daqui para a frente a subida é mais íngreme, parcialmente com escadas e as últimas são ao lado da cascata numa vista de cortar a respiração e acelerar o ritmo cardíaco. O melhor mesmo é não olhar para baixo…ou olhar e desfrutar o lindo arco-íris na base da cascata, tudo depende das vertigens…

O caminho para o céu...
Olha!
O arco-íris eterno
Chegamos!
A fuga aos japoneses...

Isto não é um lago calmo!

Lá em cima é a calma, um lago, onde é proibido tomar banho apesar de muitos não cumprirem the law, antecede a cascata. Muitos esquilos, gordos porque são erradamente alimentados, digamos envenenados, por turistas…

Curioso
À procura de comida
Lindo!
O caminho para Nevada Falls
Os habitantes das alturas
O rio antes do lago e da cascata

Um adolescente judeu, vestido a rigor, por pouco não foi parar ao hospital ou a sítio pior por não cumprir as regras, é que o granito inclinado e liso por milhares de anos com água a passar não é local para brincadeiras…

O último olhar para as Nevada Falls

Mais acima fica uma outra cascata, Nevada Falls. O tempo não permite chegar lá mas chegar aqui valeu realmente a pena. Até porque os japoneses ficaram -se pela base lá em baixo na ponte. Outra coisa interessante é que aqui não há americanos gordos, será do ar ou das vezes que levantam o pé do chão?

Nevada Falls , parece perto mas não é É tempo de regressar...
A catedral

El Capitan- o maior monolito de granito do mundo
Half Dome- um impressionante monolito de granito

Etiquetas: , , ,

1 Comments:

  • Tiveste sorte em ir no Verão. Eu fui em Abril e para uma das cascatas tive de subir o gelo agarrado a um corrimão. A descer não houve corrimão que me parasse...

    By Blogger fvaz, at 10:13 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home