lugares e sensações

quinta-feira, abril 12, 2007

Picos de Europa-3

Ruta interior- Posada de Valdeon, Puerto San Glorio, Vale de Liebana


Abandonamos Posada de Valdeon pela manhã, subimos em direcção ao Puerto de San Glorio. A neve cobria de branco a montanha.

Não paramos em Potes, nem fomos a Fuente que já conhecíamos.

Neve nas zonas mais altas


Vale florido

Vale de Liebana

Começamos então a descer pelo vale de Liebana. Mais uma boa noticia. A igreja de Santa Maria de Liebana estava aberta (nas outras vezes estava fechada).

Santa Maria de Liebana, lugar ídilico junto do Rio Deva (nome celta)

Santa Maria de Liebana tem mais de 1000 anos de História e é um brilhante exemplo do estilo moçárabe.

Vista da Igreja de Santa Santa Maria de Liebana

Terá sido construída num lugar sagrado para os celtas, assim o atestam os símbolos da pedra do altar-mor, o Sol. Foi construída para manter as relíquias de um santo que nunca lá moraram…

Histórias e lendas mais uma vez se conjugam no passado. O Santo é Toribio e encontra-se num mosteiro perto de Potes. O Conde de Liebana tentou tudo, até roubar as relíquias, mas ficou cego ao entrar no mosteiro e arrependendo-se voltou a Liebana recompensando os monges de Santo Toribio em troca do perdão.

Pormenor de Santa Maria de Liebana

Cá fora duas árvores ou melhor o que resta da árvore sagrada, uma árvore com mil anos o texo ao lado de outra de igual nobreza que veio do sul e simboliza a paz, a oliveira.

A igreja tem cerca de 1000 anos, o campanário cento e poucos, foi construído porque o arquitecto responsável pela reconstrução achou que era necessário...

Circulando na periferia do Parque fomos almoçar a Sotres. Depois do almoço o objectivo era ver de perto o mítico Naranjo de Bulnes subindo na direcção da Vega do Urriellu.

Estrada de Sotres

Etiquetas: , , ,