Entre Leon, Astúrias e Cantábria, o Parque Nacional de Picos de Europa é o maior Parque Nacional da Europa.
Picos elevados, vales verdes, desfiladeiros apertados por vezes só acessíveis a pé misturam-se com a história e provavelmente ajudaram a defini-la.
Por volta de 711 DC Pelayo combateu os muçulmanos em Covadonga vencendo-os e mantendo o cristianismo nesta zona da península. Era o início da reconquista cristã.
Covadonga- local do túmulo de Pelayo
Segundo alguns historiadores os muçulmanos terão fugido pelo desfiladeiro do Rio Cares onde muitos terão morrido (hoje pode ser recordada na Rota da Reconquista- 9h de percurso).
Há alguns anos atrás a viagem Porto Picos de Europa era cansativa e demorava……
Hoje a auto-estrada de Chaves e a auto-estrada de Leon tornaram a viagem agradável e rápida.
Depois de Leon pode optar por auto-estrada até quase Cangas de Onis ou por estrada até Riano.
Visitar Leon vale a pena. A catedral é património mundial e possui vitrais magníficos. A Igreja de San Isidoro, pérola do românico, é referida como a capela Sistina do Românico. É claro que os espanhóis são exagerados, mas os tectos são são de facto muito bonitos. Se não encontrar outras estas são razões mais do que suficientes para visitar a cidade. Não esquecendo o facto de que o avô de Afonso Henriques foi Imperador aqui.
Periferia dos Lagos de Ercina e Enol
Etiquetas: cares, covadonga, Espanha, picos de europa
1 Comments:
Está crónica está excelente, fotos muito bonitas e com texto que apetece ler, assim até me consigo imaginar nos Picos da Europa,onde estou a pensar fazer uma viagem de mota, durante três dias, será a primeira vez que lá estarei. Ainda ando ás para fazer o roteiro.
Obrigado pela partilha
By Carlos, at 8:06 da tarde
Enviar um comentário
<< Home