lugares e sensações

sábado, janeiro 20, 2007



Penedono é um concelho do interior onde recordamos a História de Portugal e a poesia épica de Camões "Os Lusíadas".
No centro histórico o castelo do Magriço apresenta-se altaneiro revelando a sua importância no passado.
A noite leva-nos numa viagem no tempo, num ambiente calmo e não poluído.

Luís de Camões foi o grande responsável pela divulgação do nome e das proezas do Magriço, ao incluir em Os Lusíadas, o relato dos feitos dos doze de Inglaterra.

Consta que, nos finais do século XIV doze damas inglesas, tendo sido injuriadas por palavras proferidas por outros tantos cavaleiros também ingleses, apresentaram queixas ao Duque de Lencaster, pedindo-lhe que, pelas armas, assumisse a defesa da honra ofendida.
Onze fidalgos partiram de barco, o décimo segundo, Magriço, foi por terra.

Camões conta-nos nos Lusíadas:

"Fortíssimos consócios, eu desejo
Há muito já de andar terras estranhas,
Por ver mais águas que as do Douro o Tejo,
Várias gentes, e leis, e várias manhas.
Agora, que aparelho certo vejo,
(Pois que do mundo as coisas são tamanhas)
Porque eu serei convosco em Inglaterra.
 "E quando caso for que eu impedido
Por quem das cousas é última linha,

Não for convosco ao prazo instituído,

Pouca falta vos faz a falta minha

Todos por mim fareis o que é devido;

Mas, se a verdade o espírito me adivinha,
Rios, montes, fortuna, ou sua inveja,
Não farão que eu convosco lá não seja."

.......
"A dama, como ouviu que este era aquele
Que vinha a defender seu nome e fama,

Se alegra, e veste ali do animal de Hele,

Que a gente bruta mais que virtude ama.

Já dão sinal, e o som da tuba impele

Os belicosos ânimos, que inflama:
Picam de esporas, largam rédeas logo,
Abaixam lanças, fere a terra fogo.






Etiquetas: , , ,