lugares e sensações

segunda-feira, janeiro 22, 2007


Não ver futebol: a razão para não perder a razão.

Decorria o Mundial e a febre do futebol grassava no país. Os meus conhecimentos acerca do futebol e das suas regras não vão além de saber que a bola na baliza é o equivalente a um golo (parece que nem sempre). Estava em Genebra, sábado à tarde dia do encontro com Inglaterra. Não ia conseguir ver o emotivo jogo, por isso saí do hotel disposta a dar uma volta de 90 minutos. Ao intervalo recebo uma mensagem de Portugal a informar-me: 0-0. Continuei o meu caminho ao longo do lago, pelas ruas e pelos recantos que Genebra, como as outras cidades, também tem.
Pelas minhas contas o jogo devia estar a terminar.
Passei em frente de uma esplanada de hotel. Turistas ingleses, vestidos a rigor, roíam as unhas e bebiam cerveja, desesperados. Bom se estava mal para eles devia estar melhor para nós. Erro crasso. Estava mal para os dois - vê-se logo que não entendo de futebol.
Cheguei ao hotel e não consegui desprender os olhos do ecrã. Dei comigo na triste figura a gritar golo, roer as unhas, etc. Quando terminou o jogo voltei à rua. Buzinas, carros, motas e bandeiras assaltaram Genebra como se tivéssemos ganho a batalha de Aljubarrota.
Genebra era agora verde e vermelha. O orgulho de ser português espelhava-se nos rostos daqueles que tiveram que partir para terem uma vida melhor.
Era hora de jantar. Encontrei um restaurante português algures perto do centro. O meu espírito momentaneamente mais patriótico que o habitual levou-me a entrar. Outro erro. Creio que os únicos sóbrios eram a dona, a empregada de mesa e eu. O dono jogava às cartas, não percebi se a dinheiro, e não queria ser incomodado.
Os clientes estavam embriagados e eu só percebi isso depois de ter entrado e me ter sentado. Tarde de mais. A empregada perguntava-me o que queria jantar.
Logo depois voavam garrafas de cerveja, discutiam-se dívidas por pagar...bem comi o mais rápido que pude, deixei o meu excesso de patriotismo dentro do restaurante e fui dormir num hotel de uma cadeia internacional onde não se falava português.

Etiquetas: , , ,

1 Comments:

  • Vivi bem por dentro essas exaltações do Mundial. Em 10 de Junho Koln foi uma cidade bem portuguesa.

    By Blogger fvaz, at 3:01 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home