lugares e sensações

sexta-feira, fevereiro 15, 2008

Castelo de Pinhel, Portugal


Tem origens anteriores à Nação Portuguesa e foi reconstruído por D.Dinis. Passou a ser definitivamente português pelo Tratado de Alcanices. Hoje permanecem de pé duas torres e parte das muralhas.

A paisagem estende-se verde e granito sob o azul do céu até ao infinito, porém os meus olhos ficaram na maravilhosa janela virada a leste que me recordou as cantigas de amigo (não as sangrentas batalhas que por terras de Riba-Côa ocorreram...) de que o Rei D.Dinis também foi autor.
Torre de menagem A janela

Ai flores, ai flores do verde pinhose sabedes novas do meu amigo,ai deus, e u é?
Ai flores, ai flores do verde ramo,se sabedes novas do meu amado,ai deus, e u é?
Se sabedes novas do meu amigo,aquele que mentiu do que pôs comigo,ai deus, e u é?
Se sabedes novas do meu amado,aquele que mentiu do que me há juradoai deus, e u é?
(...) D. Dinis

Etiquetas: , ,