lugares e sensações

sábado, fevereiro 17, 2007

Etna é o maior vulcão activo da Europa, tem cerca de 3340 metros de altura. O seu local de nascimento foi no mar perto de Aci Castelo. As sucessivas erupções fizeram-no crescer (afastar o mar) até à imponência de hoje. As suas erupções destruíram por vezes as povoações circundantes, no entanto as mesmas tornaram o solo desta zona da Sicília muito fértil. Quando percorremos as estradas sentimos o perfume dos intermináveis pomares de laranjeiras no ar.

Chegar perto do Etna suscita a vontade de o subir. No inverno a neve cobre a zona mais alta dificultando a subida. O gelo por vezes origina algumas quedas e uma cruz na borda duma das crateras lembra-nos que o local é perigoso. Mas subir pelo menos até àTorre do filósofo é relativamente fácil.

















Estrada de Motta Sant`Anastacia. Onde homens de negro sentados em cadeiras nos passeios conversavam e se cumprimentavam com 2 beijos. Não havia mulheres na rua.

















Subir o Etna até lhe sentir o cheiro das entranhas.
Os gregos tentavam explicar a actividade vulcânica do Etna dizendo que vários deuses estavam presos sob o vulcão, a sua fúria ou desespero resultavam nas erupções.

















Uma cruz no bordo da cratera lembra que a força da natureza supera a capacidade humana.
Etna ao anoitecer. Entre as nuvens o vulcão e o fumo...














E quando a noite chega as nuvens do fim da tarde abandonam o gigante que cozinha a próxima erupção...

Etiquetas: , , , ,